PLH Arkitekter foi anunciado como um dos dois vencedores do concurso internacional de projetos para Rail Baltica, organizado pela The European Railroad Lines, Ltd. Como parte da rede europeia de transportes, a Rail Baltica será um centro de transporte público multimodal na capital letã de Riga, com uma ponte ferroviária atravessando o rio Daugava.
O ponto focal do projeto será uma estação ferroviária "que cria uma forte identidade visual na paisagem urbana, reforçando o sentido de Riga como uma metrópole." Inspirado pela forma arquetípica do arco e do período Art Nouveau, o edifício irá destacar coberturas que se assemelham a folhas arqueadas de samambaias. No lado norte do edifício, a forma da cobertura permite uma vista única sobre a cidade histórica, ideal para viajantes que entram ou saem da cidade, criando um forte senso de lugar.
Em todo o edifício, características geométricas, simetria e repetição irão melhorar a identificação e manter a orientação ao longo da viagem.
O projeto também apresenta duas novas rotas ferroviárias funcionando paralelas às existentes e sobre uma nova ponte. Os arquitetos explicaram que ela será "projetado com uma expressão leve e flutuante. Para manter a relação entre o antigo e o novo, a ponte tem uma seção transversal variável que emerge no lado de baixo da ponte, com uma linha ondulada que se refere à grande construção arqueada da ponte antiga. A nova ponte é projetada com trilhos de bicicleta e pedestres integrados, criando uma melhor conexão ao longo dos trilhos e através do Rio Daugava".
Uma sequência de espaços verdes urbanos também será incluída no projeto, a fim de "remediar desafios climáticos, criando melhores microclimas na cidade, e melhorar a qualidade do ar, conforto térmico, biodiversidade, gerenciamento de águas pluviais e prevenção de ilhas de calor urbano."
O projeto Baltic Rail não só tem o potencial de se tornar um portal icônico, significativo e bonito para Riga - mas também de ser um motor para o desenvolvimento da cidade, disse Steen Enrico Andersen, sócio da PLH e arquiteto líder para a proposta de projeto. A estação central, a área da estação conectada e a infraestrutura adjacente têm um grande potencial para ser muito mais do que apenas infraestrutura - tornando-se um importante pólo urbano com uma forte identidade visual na paisagem urbana em um desenvolvimento urbano sustentável moderno.
Notícia via PLH Arkitekter.